- Área: 317 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Manuel Ciarlotti Bidinost
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, ETC
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a cidade de La Plata está localizado no novo corredor comercial nas proximidades da catedral. Um espaço comercial é construído em uma antiga casa abandonada devido aos danos estruturais, razão pela qual é substituída por uma massa única grande, conferindo ao espaço uma grande flexibilidade. O trabalho é desenvolvido através de três elementos: a fachada, o espaço interior e o pátio. A fachada reconstrói o perfil urbano da quadra em seus limites determinando, por sua vez, a configuração de um elemento linear, tanto para o controle solar na parte superior quanto como vitrine e acesso na parte inferior.
A indeterminação de espaços nos leva a tomar a decisão de trabalhar internamente como uma instalação efêmera, respondendo às necessidades de uma ordem específica e adaptando-nos a qualquer outra necessidade que surgir. Para isso, o volume é liberado em sua totalidade e são criadas generosas alturas, eliminando a presença de obstáculos e peças estruturais desnecessárias.
A proximidade com o porto de Ensenada determina a escolha dos contêineres como possíveis peças de trabalho para desenvolver as instalações de tudo o que é subsidiário do setor de vendas, mantendo a fluidez espacial e permitindo que uma peça padronizada desenvolva um sistema e sua interação correta de acordo com requisitos e disposições.
A relação estabelecida entre o elemento linear e a instalação dos contêineres qualifica a noção de corte no projeto, determinando as proporções e os módulos.
A localização da escada paralela ao pátio posterior e o constante desaparecimento e aparecimento do usuário na reposição proporcionam atividade dinâmica à peça e aos fundos. O interior é complementado com um sistema de equipamentos modulares desenvolvido para a marca.